quarta-feira, 4 de junho de 2008

Sonho de consumo



(Divulgação - Imagem de Clarice menina, em Recife, do livro "Clarice fotobiografia", organizado por Nadia Batella Gotlib)


Ainda não comprei, mas dei uma boa folheada em “Clarice fotobiografia”, organizado por Nádia Barella Gotlib (Edusp e Imprensa Oficial, 2008: São Paulo. 652 páginas. R$ 90, mas a Cultura está vendendo por R$ 72 em Sampa). Que lindo! Sonho de consumo desde já. É a pesquisa fotobiográfica mais bacana que já vi de Clarice Lispector. Um presente para nós, discípulos e admiradores. A parte que mais me impressionou é, sem dúvida, a que apresenta as anotações premonitórias de morte, que Clarice fez no rascunho de “Um dia a menos”, um dos seus últimos contos, escrito em 1977 (pág. 445). Escreveu Clarice, em letra apressada: “Desconfio que a morte vem. Morte?”

Impressiona porque o meu Marquinhos também fez anotações premonitórias da morte. Ele me escreveu uma carta de despedida, dois meses antes de morrer, mas que só encontrei cinco dias após sua morte – minha mais valiosa herança. Acho mesmo (concordando com a minha terapeuta Angélica e com nossa professora de ioga Ana) que as pessoas sensíveis, que vivem intensamente, são sim capazes de sentir a morte se avizinhando. Mas é preciso ser mesmo muito especial para, além de senti-la, expressá-la em palavras. Salve, salve!

8 comentários:

Andréia Nunes disse...

Prima! Passei por aqui... Lendo, refletindo e aprendendo.
Bjoo
Déa

miss derkins disse...

Salve Martinha.
Tão bom ler você...
Muitos beijos e saudades.
dani

mariella lazaretti disse...

Marta, que bom saber que a qualquer momento poderá nos brindar com uma ficção de sua pena.
Aliás, vou ler sua recomendação da Clarice. Sempre li pouco dela. Sei lá porque...Li poucas mulheres. Vou ler e esperar seu livro.
beijo

mariella lazaretti disse...

Marta, a Ana Guanabara sou eu,. Mariella. Este Gmail não entende que eu não sou mais ela e só usa esta conta, cáspite!
Ando em crise de identidade - e tenho certeza de que o google tem a ver com isso...

Ingracia Carmona disse...

Também vou ler a recomendação.. Não está na lista dos muitos de Clarice que eu li e amo. Há alguns dias conheci "Cartas perto do coração", correspondências entre ela e Fernando Sabino. Super saboroso também.. Está sendo muito bom passear pelo seu blog, Marta.. Lendo e aprendendo.. muitos beijos

Marta disse...

Hahaha Ana Guanabara é ótimo! Adorei saber que você tem uma segunda identidade, Mariella! Como será essa sua outra face, hem?

E Fabinha, esse livro de cartas com o Sabino é lindo mesmo. Aliás, tem um outro, que se não me engano chama "Correspondências", que também é maravilhoso. Reúne todas as cartas que ela escreveu enquanto morou fora do Brasil. Ler carta alheia é tão bom, ne... Beijo,

micheliny verunschk disse...

Martinha, estou escrevendo uma matéria sobre Deus (Osman Lins) para a Discutindo Literatura. Me sinto bem pertinho de você, querida.

Bibi disse...

Ótima dica. E, além da troca de cartas lindas com o Sabino, tem a com o Manuel Bandeira. É tudo.