sábado, 1 de novembro de 2008

Amor de muito


(Fotos de algum dia da segunda quinzena de outubro/2008, Ju com dois meses)

Relutei um pouco antes de decidir publicar esse post por um medo que tenho de desvirtuar o blog. Não que isso seja necessariamente um problema, claro. Mas depois lembrei que o blog nasceu para dar espaço às minhas idéias particulares sobre tudo que leio. E o que mais tenho lido ultimamente são livros que de alguma forma me ajudem nessa nova face da minha vida, a de mãe.
Confesso que quando engravidei e até poucos dias antes do nascimento da minha Julia, o que me fascinava na idéia de ter filhos estava relacionado à diversão. Pensava no divertido que seria brincar com uma bonequinha de carne e osso, colocando roupinhas, amamentando, ninando no colo, ouvindo as primeiras tentativas de fala (a Ju está miando lindamente, cada dia com mais consoantes entre as vogais!). Também pensava no divertido que será brincar com a molequinha mais crescidinha, apresentar o mar, pendurar uma mochilinha nas costas dela e pegar estrada, andar de bicicleta com ela na cestinha, fazer piquenique. Tudo isso, de fato, é e vai ser muito bom. Mas não é a melhor parte.

Descobri semanas antes do nascimento da Ju e confirmo cada dia que a melhor parte de ser mãe é brincar de deus. Imagina que tenho um serzinho na minha casa que depende de mim para ser uma pessoa melhor que eu, melhor que o Marquinhos – e olha que a gente já é (era) bom pacas! Depende de mim, então, fazer da Julia uma pessoa segura, tranqüila, em paz com ela própria e com o entorno, tolerante com as diferenças, intolerante com a caretice, aberta ao que é novo, consciente de suas limitações, brigona pelo que quer e pelo que acredita. Para isso, a “criação” começou desde o minuto que a Julia saiu da minha barriga.

Foram os livros que já me ensinaram que nessa fase da vida do meu bebê nada é mais importante do que dar muito amor. Verbalizar esse amor mesmo que pareça que a pequena não entende uma só palavra do que digo. Demonstrar o quanto profunda e iluminada é nossa relação muitas vezes e com o mesmo tom de voz, esteja ela lindamente miando ou esperneando bravinha. Aliás, a Julia é do tipo que esperneia quando quer comida (é o único momento que ela chora), o que acho deveras positivo. Para mim, primeiro sinal que ela será uma pessoa equilibrada, que se aconchega com calma e manha quando recebe carinho, mas sabe gritar quando reclama o que lhe é de direito. Tá certo. A mim não resta muito mais do que desabotoar depressa a blusa e seguir meu destino.

É amor de muito.

10 comentários:

Anônimo disse...

Que bonita essa relação, Martinha. Que divino que é ter filhos -- é mesmo ter Deus dentro da gente. A Julia tá tão grande nas fotos! E tão expressiva. E tem coisa mais gostosa do que ouvir a "voz" de um bebê? Bjos, Ju

Anônimo disse...

Delíííícia as fotos da Julia. Adorei me atualizar no blog. beijos da Elvia

miss derkins disse...

Martinha, querida, quantas saudades. Agora também da linda e meiga Julia, que finalmente conheci. Ô, amiga, como é ruim morar longe de tu, visse? Hoje eu queria ir aí na tua casa, tomar café, comer bolo e ficar conversando, conversando, conversando... Beijo bem grande.
Dani
PS. Martinha, vou aproveitar pra mandar um beijo e um recadinho pra Juliana! :) Ju, tás bem? Conheço o Vicente só de fotos! Quando fui aí, bem rapidinho, soube que vc tava gripadíssima, o Gutão também, aí achei melhor nem ligar. Vou arrumar uma folguinha pra ir de novo. Beijo pra vocês.

Anônimo disse...

Queridaaaa!!! Vc precisa conhecer esta mãe:
derepentemae.wordpress.com (s/ www.).
É a Patricia, casada com o fotojornalista Masao Goto Filho, fofo dos fofos. A história deles é muito linda. Vai lá! bjs.

Anônimo disse...

ó, a anônima do post anterior é a Anne, do Téo, tá?
bjs.

Unknown disse...

Não tenho a menor dúvida de que você dará uma excelente crianção à Julia, assim como também aprenderá, e muito, com a pequena.
Bjo enoooorme nas duas!

panela disse...

Posta mais coisas!!!!! Posta! Posta!!!! bjs, Anne.

Ema Lúcia_Emiña disse...

Ai ai Martinha,
Adorei esse seu post, nao tenho filhos, mas vc expressou tao linda mente o sentimento de ser mae de primeira viagem, (naturalmente eh jornalista)e a Julia ta linda nas fotos, e quando menos esperar ela vai estar correndo pela casa, gritando "mamaeeeeeeeeee!"
Lindo texto me emocionei!
Beijos mil as duas
Eminha

Anônimo disse...

Olá, Martinha!! Eu te enviei um e-mail, mas não tinha certeza se estava correto, mas como não obtive retorno, acho que furo. Soube do seu blog hoje através da Anne. Fiquei feliz de poder acompanhar a Julinha. Ela é uma fofa. Filhos são sempre uma benção!! Precisamos combinar um dia de nos encontrarmos para eu conhecer pessoalmente essa fofura. Força e um super beijo saudoso. Carla Florit (carlaflorit@hotmail.com)

Juliana disse...

Martinha, querida, acompanho o teu blog já faz um tempo e confesso que já chorei algumas vezes com os teus posts. Queria ter comentado com vc antes, mas nunca mais te encontrei no msn.

Precismos marcar um dia pra eu conhecer a Julia. Além de linda, tenho certeza que ela é muito privilegiada pela mãe que tem.

Saudades de você.
Beijos da Ju (Zremeia)