sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Um mês com ela



Parece que foi ontem, mas já faz um mês que minha Julia fez sua estréia nesse mundinho nosso. É fato, não há tanto para oferecer de bom aqui fora do barrigão, mesmo assim, e sabe-se lá a razão, a vida vale à pena. E eu sou a melhor prova disso.

E como chegar a um mês sem ceder à tentação de fazer um balanço?
Posso dizer que aprendi muitas coisas com (e sobre) a Ju nesse tempo. Por exemplo:
- Banho pra ela tem que ter água a 35 graus, nem mais nem menos. Ah, e ela adora tomar banho. Não reclama e se alegra toda quando coloco seus pezinhos na água;
- Minha Julia faz parte do chamado grupo de bebês sugadores. Ou seja, ela precisa sugar o tempo todo, e já dava provas disso desde a barriga. Nas duas últimas ultras, ela apareceu chupando o dorso da mão em uma, e o antebraço na outra. E eu que dizia que filha minha não ia ter chupeta, pago pela boca e me desespero se não tem uma por perto;
- Por gostar de chupar sem parar, ela tem gases, se contorce toda, fica vermelha. Nessas horas, além das gotinhas que a médica homeopata receitou, ela precisa de massagem na barriga e exercício com as perninhas;
- Minha Ju adora movimentar o corpo. Ela gosta de ser tocada, esticada, fica quietinha quando fazemos exercício ou quando está no provador, enquanto trocamos sua roupa. Adora que alguém segure suas mãozinhas, estique suas perninhas... Acho que vai adorar as aulas de ioga;
- Ela é atenta, tem ótima audição, e é bem curiosa (será que vem uma jornalista por ai?). Fita seus olhinhos castanhos no que lhe chama atenção. Às vezes é o nada, ou alguma coisa que só ela enxerga. Outras (muitas) vezes é o meu rosto, que observa com tranqüilidade e atenção, como se quisesse decorar cada detalhe.

Outras coisas, tenho aprendido na prática e nos livros – sempre os livros! A minha bíblia do momento ganhei da querida Anne Dias e chama “O que esperar do primeiro ano” (Editora Record). Esse livro é continuação do também ótimo “O que esperar quando se está esperando”, que li durante a gravidez (empréstimo mais que providencial da Fabi Correa).
Mas voltemos ao livro do primeiro ano. Nele, até agora, eu encontrei simplesmente tudo que precisei. No meio da madrugada, a Ju esperta que só ela, eu me pergunto se cocô amarelo é sinal de saúde. Vou lá e tem um guia com as cores que um cocô de bebê pode ter e o significado de cada uma. Outra hora bate aquele desespero com um choro fora de hora da pequena. Corro lá e mais um guia com o que quer dizer cada tipo de choro. Não é o máximo?

Enfim, essa é minha dica para quem pensa em se aventurar na vida de mãe e, como eu, não tem a menor idéia do que isso significa. Esse livro ajuda um bocado - olha ai, Dani DE Lacerda, uma boa dica para ir preparando o espírito... Aproveita e vai se desprendendo do hábito das noites de sono contínuo, se prepara para ver os peitos crescerem que nem essas tchutchucas que põem silicone (infelizmente, eu acho peito grande vulgar!) e vai comprando roupas que abrem fácil na frente. Você vai precisar!
:-)

p.s.: claro, nem tudo são flores e eu dou minhas atrapalhadas. Ontem, por exemplo, pinguei as gotinhas para gases da Julia no meu nariz – enganado, claro! Isso me rendeu uma dor de cabeça e uma sensação estranha de bolhas estourando no ouvido. Ainda bem que não foi o contrário e eu não coloquei nela as minhas gotinhas para estimular a produção de leite. Já imaginou? Credo!

9 comentários:

Anônimo disse...

Feliz um mês de vida da Julia fora do barrigão!!! Parece que foi ontem, mas tu consegue imaginar a vida sem esse pacotinho de felicidade, Martinha? Muitos beijos pra vocês. Saudades nossas. Ju
PS: Gutão tá com sinusite braba. Assim que melhorar, fazemos uma visita pra vocês. Meu Vico quer rever sua mocinha.

Ingracia Carmona disse...

Muitas felicidades a essa coisinha mais delicada e linda... Muitos beijos Marta. Estou apaixonada por ela, só de ver as fotos. Dá vontade de pegar, olhar, beijar, apertar...

Anônimo disse...

adorei as novidades do primeiro mes da ju! será, jornalista tb?
bj

pedroco disse...

Adorei Martinha!
Muito fofa a Julia.
bjs

Anônimo disse...

Que delíícia,Marta.
Você conta as descobertas do primeiro mês. A maravilha é que vai descobrir coisas novas todo dia, nos meses que vêm pela frente. O Diogo, filho da minha empregada, é criado aqui em casa. Fará 7 anos em 21 de janeiro. Semana passada ele estava ouvindo Stravinsky comigo na Rádio MEC e de repente, entre delicado e aborrecido, se virou pra mim e disse : "Eles estão treinando, é?" A graça mesmo, Marta, estava era no olhar de inocência dele. Contei ao Humberto, ele morreu de rir. beijo e boa semana pra vocês. Elvia

Anônimo disse...

quanta descoberta boa!
e quanto apetite hein...
saudades de vocês!
bjinhos, nina

miss derkins disse...

martinhaaaa, um mês já! finalmente vou conhecer de verdade essa menina linda. mas eu acho que só quero ser tia mesmo! hahahahahaha
beijo bem grande, querida.
saudades muitas.
dani

Anônimo disse...

Querida... a saudade esta enorme e estou muito feliz em te ver tao animada com a Jujuba! Alias, ela esta uma gata! Linda demais!
Continue nos dando noticias!

beijo enorme, Ale

Anônimo disse...

Marrrrrtinha, "vesti a carapuça"! Vendo essa coisinha mais fófi, não dá pra pensar outra coisa... Tbem quero!!! Bjão pra vcs, da Lena