segunda-feira, 29 de março de 2010

Delírio ou um livro bom

Jornalista já está acostumado com isso, mesmo assim foi difícil escrever a resenha dessa semana do UOL. Motivo: o livro é muito bom! Sério, não me lembro de ter lido uma obra de estreia tão boa quanto “Lugar”, de Reni Adriano (editora Tinta Negra). Falar mal, criticar, apontar falhas... Tudo isso é muito fácil. Sei lá, jornalista já nasce com uma língua ferina, veneno na veia, instinto aguçado para ver o lado ruim da coisa. Não me queixo dessas minhas, digamos, qualidades. Por isso mesmo, fiquei muito insegura em escrever uma resenha de um grande livro sem uma fortuna crítica nas costas, como respaldo. Perguntava a mim mesma ao longo da leitura: “caramba, será que esse livro é isso tudo que estou enxergando?” É.

O livro chegou até minhas mãos pelo Bruno, amigo querido que já me indicou outras coisas boas no passado. Adoro quando ele diz que tem um livro para mim, que viu e lembrou de mim, essas coisas. Adoro ganhar livros. Mas desse bateu um medinho.

Livro de estréia de um moço desconhecido, sem precedentes nos jornais, nem nas revistas literárias. Dei um Google para ver o que descobria do Reni, mas a conversa com o Bruno foi mais esclarecedora. Sabia que o livro tinha vencido um prêmio literário em Minas (o que, convenhamos, nem sempre significa alguma coisa) e que o autor é um cara bem interessante, formado em filosofia, que cresceu na periferia de São Paulo sem se contaminar com a violência que levou alguns de seus amigos... E por ai vai.

Pensei: lá vem mais um livro com a violência meio de deusa e que a gente, mortais da classe média, tem que ler com respeito, no mínimo. Chato.

Não é nada disso. “Lugar” é um livro completamente original. Tem muito mais da memória de uma interiorana Minas Gerais (onde Reni morou até os sete anos) do que da São Paulo barulhenta e perigosa de hoje.

Mas o que chamou minha atenção foi um incrível exercício narrativo. Um trabalho primoroso de quebra da palavra ao meio, pura inovação linguística.


Socorro: nasce uma estrela da literatura e eu estou aqui, assistindo tudo de camarote.
Tenho mesmo muita sorte!

A resenha, com direito a mini entrevista (com big respostas) do autor, em:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/narrativa-totalmente-original-toma-conta-de-lugar-do-estreante-reni-adriano.jhtm


p.s.: Por favor, leiam! E depois me digam se tudo isso é um delírio meu.

3 comentários:

Caio Liudvik disse...

oá minha querida! então vamos fazer campanha juntos!! rsrs ontem estive na missa pelo segundo ano da morte de Isabella, e me impressionou a euforia das pessoas pelo dr. Cembranelli, foi aplaudido intensamente quando chegou e quando teve o nome citado pelo padre. Realmente é um herói que surge, nesta terra devastada. Saudades de vc, como vc tá! Voltarei mais tarde pra ler com ao cuidado merecido sua resenha! beijosssss

Unknown disse...

Uai, voltou a escrever para o Uol?

Anônimo disse...

Fiquei curiosa com as suas palavras e muito impressionada com a entrevista dele. Vou ler.. Beijos, Fábia