quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Clarice e Saramago

Dois livros me deram um prazer danado no final de 2009. Foram minhas resenhas de dezembro no UOL: "Clarice," (leia Clarice vírgula), de Benjamin Moser (Cosac Naify), e "Caim", de Saramago (Companhia das Letras). Dois livros incríveis que entraram na lista de preferidos do ano, sem pensar duas vezes.

De "Caim", prometo escrever em breve minhas impressões pessoais (grande livro!). Mas de "Clarice,", não me contive e relacionei alguns pontos da vida e personalidade da minha grande musa inspiradora com os quais, digamos assim, me identifico. Aliás, li esse livro (pesquisa incrível, texto muito bom!) procurando o que dela era meu, e o que meu era dela. Coisa de fã. Enfim, vamos aos pontos:

1. Ela disse: "se pudesse ter escolhido queria ter nascido cavalo"

2. "É que sou mística", disse Clarice a um entrevistador. "Não tenho religião, porque não gosto de liturgia"

3. "Se eu tivesse que dar um título a minha vida ele seria: à procura da própria coisa"

4. "Em Recife os mocambos foram a primeira verdade para mim. Muito antes de sentir 'arte', senti a beleza profunda da luta"

5. A última vez que Clarice esteve no Recife foi em 1975, ano em que nasci - tá bom, agora eu forcei! Coisa de fã, eu avisei. :D



2 comentários:

Caio Liudvik disse...

kkkkkkkk muito boa essa última coincidência sua com a Clarice, sobre 1975 rs. seu artigo sobre "Caim" está delicioso, me fez comprar o livro no dia seguinte. virei já seu leitor e fã! beijos

Caio Liudvik disse...

ah, sobre as circunstâncias em que vc escreveu o texto: pois é, dá pra sentir nele um aroma de concentração e bem-estar que vc deve ter sentido ao ler e comentar o livro. beijos