segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A vida por um pêlo... de gato


A dica de leitura da semana é “Amor em Minúscula”, do espanhol Francesc Miralles. Trata-se de um livrinho gostoso sobre como uma vida pode ser profundamente afetada quando nos deixamos levar pelas circunstâncias. Neste caso, o autor fala do encontro de um professor de filologia alemã entediado em sua meia-idade com um serelepe gatinho. Coisa meiga, mas também repleta de pontos de reflexão.

Para mim, esse livro agradou em especial pelo tour por Barcelona que o autor nos permite fazer mentalmente. Não é um livro de viagem, mas as longas caminhadas do narrador pela cidade são descritas com muitos detalhes – um presente para quem é apaixonada pela Catalunha como eu e repetiu aqueles percursos descritos um tanto de vezes. Se perder em Barcelona era nosso (meu e do Marquinhos) passa-tempo preferido no um ano e meio que habitamos o Eixample Derecho. Embora, pelo tamanho da cidade, depois de alguns meses já não dava para se perder, assim, literalmente.

Enfim, dedico essa resenha a alguns queridos e suas doces relações com gatos:
- Corina: por causa dela, me apaixonei por gatos. Ela morava num apartamento em BCN com um taiwanês chamado Pei que tinha um gato gordo, peludo, parecia um leão. Pois bem, numa festa, esse gato deu uma volta na sala cheia de gente, cheirando pé por pé, até parar na minha frente e, sem nenhuma cerimônia, subir no meu colo. Arrematou meu coração e deixou a Corina vermelha de ciúmes! Ainda hoje admiro profundamente os gatos, embora não tenha vontade de criá-los. Para ter, ainda gosto mais de cachorro!
- Txell, e sua gata bolota que já foi a mais perigosa bichana de DF, México. Vai encarar? Aliás, no livro tem uma personagem que chama Meritxell.
- Erika, a encantadora de gatos, que conseguiu quebrar o gelo do coração do Serginho e fazê-lo se apaixonar não por um, mas por três gatinhos fofos.
- Lets, que é apaixonada pelo layout dos gatos. Tem inúmeros gatinhos desenhados, pintados, moldados, mas nenhum em carne e pêlos.
- Nigro, que espirra sem parar quando chega perto de um... Tão bonitinho!

- Marquinhos, que odiava gatos, ou dizia que odiava, mas parecia tanto com um...

Leiam com seus próprios olhos:


5 comentários:

joshua disse...

Loved it.

PALAVROSSAVRVS REX

Anônimo disse...

ah, eu sonho com o dia eu possa conviver com um gato de carne e pelos no meu apto... por enquanto só o lindo adesivo de parede que vcs me deram!
bjo, lets

Anônimo disse...

Querida, Julia deve chegar hj, dia 25 de agosto. Estou muito feliz, penso em vcs 3 o tempo todo. Precisando... Anne.

Anônimo disse...

Gosto tanto de gato, mas minha cadela não!!!
Por isso evito ter...rsrsrs

Ingracia Carmona disse...

Fiquei sabendo da chegada de mais uma gatinha!!! Muitas boas vindas Júlia! Muitos beijos, Martinha..