sexta-feira, 16 de outubro de 2009

imagem e concisão


Preciso admitir que vacilei uns dias sobre a continuidade deste blog. E isso me levou a perceber como tenho tido pouco tempo para a literatura. Tirando as resenhas do UOL, que continuo publicando religiosamente a cada 15 dias, só consigo ler sobre gastronomia e vinho – temas que amo e que pagam minhas contas, digamos assim.


Eis que cruzo com esse site:
http://www.learnsomethingeveryday.co.uk/

É idéia de um estúdio de design inglês e simplesmente reúne dois pontos do comunicar que me encantam: imagem e concisão. Cada dia eles publicam um desenho bem primário, feito em caneta preta e com um fundo de cor forte (o que parece ainda infantil) e uma curiosidade escrita. Não precisa ser nada profundo, não. Em uma frase alguma verdade que pode até ser ingênua. Tão legal!


Tipo twitter. Eu adoro o exercício de concisão e o bom humor de boa parte dos textos tuitados (não, eu não vou explicar o que é twitter, lamento). Os perfis falsos ou de identidades secretas são os melhores!

Também preciso admitir que não tenho resenhado grandes coisas no UOL. Acho que atravessamos um momento delicado nas prateleiras – e olha que eu sou um ser que estuda lançamentos, caça novidade para saber o que resenhar. Enfim, das últimas coisas que li só uma me chamou realmente atenção e acho que merece ser indicado: “Estive em Lisboa e lembrei de você”, de Luiz Ruffato (Companhia das Letras).


O autor, que já foi meu chefe no JT (orgulho!), também exercita a concisão e alcança coisas ótimas. O que mais gosto neste livro é como Ruffato recria o sentido de ser estrangeiro, um tema que ele persegue faz tempo (preciso ler outras coisas dele!). “O que se lê divisa entre a ingenuidade e a mediocridade de uma gente apartada de tudo”, escrevo na resenha:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/2009/10/04/ult5668u120.jhtm

p.s.: resolvi não acabar o blog e voltar a ter tempo para a literatura, essa dos livros.